Time do Emprego ainda tem vagas para curso gratuito

Por: Aline Lima - Programa Estágio - Supervisão - Neide Barbosa
Divulgação Google

Em apenas uma semana, mais de 160 pessoas se inscreveram

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedeter) da Prefeitura de Sorocaba, ainda está com vagas abertas para o curso do Time do Emprego.  As aulas vão acontecer nas Casas do Cidadão, na UNITEN – Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios e no próprio PAT  (que coordena o curso em Sorocaba) e visam orientar as pessoas quanto ao mercado de trabalho. As inscrições foram abertas no dia 14, com 200 vagas e em apenas uma semana 164 pessoas estavam inscritas.

“As vagas estão disponíveis em todos os locais onde o curso será dado, e caso a demanda seja maior temos a possibilidade, inclusive, de abrir mais de uma turma”, como informa o coordenador do Time do Emprego em Sorocaba, Fábio Silva.

O curso é de graça e terá – a princípio -, 8 turmas com aulas distribuídas em seis Casas do Cidadão (menos no Paço Municipal), no PAT e na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (UNITEN). Porém as aulas serão ministradas conforme programação de cada unidade, disse o coordenador.

O Time do Emprego é um programa do governo do Estado e é executado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e leva em conta não apenas a recolocação do profissional no mercado, mas o resgate das habilidades, autoestima e cidadania, bem como o aprendizado de técnicas da procura de emprego.

Entre outras coisas, os trabalhadores aprendem a reconhecer suas habilidades, elaborar um currículo e carta de apresentação, como participar de entrevistas e dinâmicas, preencher formulários, conhecer o mercado de trabalho, como realizar uma pesquisa de potenciais empregadores, como contatá-los, como organizar sua procura por trabalho, como planejar o orçamento doméstico e noções de empreendedorismo.

O Time se propõe a ajudar os trabalhadores a se valorizarem, a estabelecer e cumprir metas pessoais e profissionais, a conquistar seu lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo um conhecimento e uma autoconfiança que os acompanhará para muito além do emprego, como define a Sert.

 

Como fazer a inscrição em Sorocaba 

As inscrições para o Time do Emprego vão até 30 de maio, e as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.

Os interessados deverão procurar um dos locais onde os cursos serão realizados munidos da Carteira de Trabalho, RG, CPF, e caso possua, o número do Programa de Integração Social (PIS).
O candidato também deverá preencher o Formulário de Participante do Time do Emprego, que está disponível nos locais do curso:

PAT Sorocaba – Rua Cel. Cavalheiros, 353, (Próximo ao Terminal São Paulo) – Centro – das 8h às 16h.

Casa do Cidadão Ipanema – Av. Ipanema, 3.349 – Vl. Helena

Casa do Cidadão Itavuvu – Av. Itavuvu, 3.415 – Pq das Laranjeiras

Casa do Cidadão Éden – Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180 – Éden

Casa do Cidadão Ipiranga – Rua Estado de Israel, 424 – Jd. Ipiranga

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias – Av. Bandeirantes, 4.155 – Brigadeiro Tobias

Casa do Cidadão Nogueira Padilha – Av. Nogueira Padilha, 1.460 – Vila Hortência

Tags:,