Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/transporte-intermunicipal-na-regiao-metropolitana-de-sorocaba-e-tema-de-encontro/
Acessado em: 15/07/2024 - 20h18

Transporte intermunicipal na Região Metropolitana de Sorocaba é tema de encontro

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) se encontra nesta quarta-feira (25), a partir das 9h, no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba. Entre outros temas, representantes das prefeituras e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa) debatem os transporte intermunicipal entre as 26 cidades que integram a RMS. A reunião contará com a presença do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes.

A EMTU é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, responsável por administrar o transporte intermunicipal de passageiros sobre pneus nas 107 cidades que compõem as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte.  O órgão também assumiu a gestão do transporte interurbano da Região Metropolitana de Sorocaba, conforme o decreto nº 20.865, assinado pelo governador Geraldo Alckmin, em 28 de outubro de 2014. Antes da criação da RMS, o assunto era de responsabilidade da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

De acordo com o presidente do Parque Tecnológico, Flaviano Agostinho de Lima, membro do Conselho de Desenvolvimento da RMS, o objetivo da reunião será exatamente a apresentação do modelo de gestão adotado pela EMTU no transporte intermunicipal nas demais Regiões Metropolitanas, bem como avaliar a estrutura atual da RMS. “A partir de então, serão desenvolvidos os procedimentos, levando em conta as demandas específicas da região de Sorocaba”, explica.  

A pauta da reunião também prevê que o Conselho de Desenvolvimento da RMS vai debater outros assuntos já tratados anteriormente, como a criação da Agência e do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Sorocaba, bem como os trabalhos do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp).

O Parque Tecnológico se localiza na Avenida Itavuvu, 11.777, bairro do Itavuvu.