Tratadores do Zoo farão atividades educativas no domingo de Carnaval
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
O tema tratado serão as técnicas de enriquecimento ambiental utilizadas com os animais
Algumas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo se inspiraram no reino animal para definir seus símbolos. Para aproveitar o feriado de Carnaval e brincar com o tema, neste domingo (dia 7), os tratadores do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” farão um bate-papo com o público ao longo do dia e vão mostrar o trabalho de enriquecimento ambiental realizado com os animais.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da atividade educativa é dar a oportunidade aos visitantes de conhecer um pouco do trabalho realizado no Zoo, oferecendo bem-estar e mais qualidade de vida aos animais.
Os quatro animais escolhidos pela equipe do Zoo para a atividade são a águia-cinzenta, o tigre, o tatu e o leão. As aves de rapina estão entre os animais preferidos das escolas de samba, pois representam garra e força. Em São Paulo, a Águia-de-Ouro e a Nenê de Vila Matilde levam à frente de suas comissões a águia. O leão, rei da selva, é também o rei da Leandro de Itaquera e da Estácio de Sá. Já a Império de Casa Verde conta com a agilidade e imponência do tigre para representar sua delegação. Outro animal é o tatu, que representa informalmente a Acadêmicos do Tatuapé, pois o símbolo oficial da escola é um agogô.
De acordo com a bióloga Cecília Pessutti, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente, os materiais utilizados nas técnicas de enriquecimento ambiental são para estimular os animais, seja em sua alimentação ou o olfato, por exemplo.
A programação educativa no “Quinzinho de Barros” começa às 10h, quando o público poderá acompanhar os tratadores oferecendo à águia-cinzenta uma “cobra” feita de folha de bananeira e carne em seu recinto e, ainda, conversar e saber algumas curiosidades sobre a ave de rapina.
Em seguida, às 11h, a atividade ocorrerá no recinto do tigre, quando o público terá um bate-papo com os tratadores e o felino receberá fezes de elefante para estimular o seu olfato. “São brincadeiras que fazemos para promover o estímulo olfativo do bicho, os felinos procuram as suas presas pelo cheiro”, explica Cecília.
Já no período da tarde, às 14h30, será a vez do tatu ganhar o seu enriquecimento ambiental dos tratadores: capim, cupim e tenébrios. Por último, às 16h, o leão, receberá uma caixa de papelão com feno e carne.
O Zoo fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funcionará nos quatro dias de Carnaval, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.
Tags:meioambiente, zoo, Zoológico