Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/trilhando-em-memorias-vai-contar-sobre-a-sorocabana-em-araras/
Acessado em: 19/05/2024 - 04h59

“Trilhando em Memórias” vai contar sobre a Sorocabana em Araras

Foto Divulgação

A exposição “Trilhando Memórias”, que ficou em cartaz de 31 de julho a 31 de outubro do ano passado no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), será exibida a partir do dia 21 de outubro até o dia 26 de novembro na Casa da Memória de Araras.

A exposição “Trilhando Memórias” é o resultado final do projeto “Trilhando Memórias – Histórias, Espaços e a Expansão da Estrada de Ferro Sorocabana”, da proponente Larissa Rizzatti Gomes, viabilizado pelo edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, e realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, em comemoração aos 20 anos do MEFS, celebrado em 2017.

A itinerância foi possibilitada pelo Banco de exposições do Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo. O Banco de Exposições visa fortalecer esta articulação, permitindo que instituições de qualquer região do Estado possam ter acesso a mostras elaboradas por diferentes museus, solicitando-lhes sua itinerância por meio da formalização de parcerias.

Através de vídeos, com relatos de 11 trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana, a mostra leva ao público os diversos aspectos que constroem a memória de uma das principais ferrovias  do país, responsável pelo desenvolvimento do interior do Brasil onde, ao longo dos seus trilhos, foram fundadas importantes cidades.

A Casa da Memória de Araras fica localizada na Praça Barão de Araras, 30, no Centro da cidade de Araras. Para obter mais informações, favor entrar em contato pelo telefone: (19) 3542.7602.

 

Foto Divulgação