Troca de canalização do Supiriri supera 50%

Por: Daniela Custódio

Novas aduelas deverão minimizar as possibilidades de enchentes na região da Avenida Afonso Vergueiro

Mais da metade do trabalho de implantação de aduelas de concreto armado de substituição da canalização do Córrego Supiriri na Avenida Afonso Vergueiro, entre a Rua Rio Grande do Sul e as obras de construção do Centro Comercial Cheda, está realizado. As obras começaram em agosto, devem se estender até o início de 2020 e reforçam o plano de combate a alagamentos naquela região da cidade.

No trecho mais próximo à Rua Rio Grande do Sul, onde já foram assentadas as aduelas de 4 metros de largura e 2 metros de altura, já começa a ser feita a colocação das novas guias e sarjetas do canteiro central, onde as obras se concentraram até aqui. Após a finalização da obra será feita a recuperação total do asfalto da avenida naquele trecho. No total, serão substituídos 340 metros da estrutura de canalização do córrego. Embora a maior parte da substituição ocorra em trechos sob o canteiro central da avenida, vai haver a necessidade de intervenções também na pista da avenida Afonso Vergueiro.

No trecho alvo das intervenções, a canalização do córrego implantada há décadas era feita em duas linhas de tubos de concreto de 1,50 metro de diâmetro, explica o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de Sorocaba, Mauri Pongitor. “Esse tipo de canalização é insuficiente para promover de forma eficiente o escoamento, resultando em alagamentos constantes naquela região.”

A obra está sendo executada pela empresa Melhor Forma Construtora LTDA, vencedora do processo licitatório e tem previsão de conclusão em janeiro de 2020, com custo aproximado de R$ 4 milhões, sendo 80% recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, órgão ligado à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado, e os outros 20% são contrapartida da autarquia.

Tags: