Tudo pronto para a Virada Cultural Paulista em Sorocaba
Apresentações gratuitas acontecem em seis locais da cidade. Jorge Aragão e Pitty estarão no palco do Jd. Ipiranga
Sorocaba será palco da 9ª edição da Virada Cultural Paulista neste sábado e domingo (23 e 24). A cidade está oferecendo diversas atrações artísticas gratuitas – entre shows, ópera, peças de teatro, stand up, exibição de filmes e literatura – que estarão acontecendo em vários pontos da cidade. A Prefeitura de Sorocaba já finalizou todos os preparativos para o evento, inclusive no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga, que será o principal palco da Virada e terá oito shows, entre eles do sambista Jorge Aragão, que sobe ao palco à meia-noite de sábado para domingo, e da roqueira Pitty, que se apresenta às 18h30 de domingo.
A Virada Cultural Paulista é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio do SESC-SP e do Museu da Imagem e do Som (MIS).
Ao todo, a Prefeitura investiu R$ 260 mil para a realização do evento, desde toda a estrutura do palco principal e os palcos paralelos até a apresentação dos artistas locais.
Além do Parque “Maestro Nilson Lombardi”, com capacidade para receber público acima de treze mil pessoas, os sorocabanos poderão conferir as atrações no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), Parques “Carlos Alberto de Souza” (Campolim), e “Amedeo Franciulli” (Vitória Régia). Além desses espaços, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana será transformado em cinema com apresentação de filme disponibilizado pelo MIS. Já o SESC terá agenda própria em Sorocaba com atrações de cinema, música, teatro e literatura.
Jardim Ipiranga
No palco principal da Virada Cultural Paulista, os sorocabanos vão poder conferir as apresentações musicais a partir das 19h30 de sábado. O primeiro grupo a subir no palco será a Banda da Feira. Formada pelos músicos Antonio Freire (voz, violão e viola caipira), Ronaldo Richieri (acordeão), Rodrigo Ferreira (baixo), José De Sá (percussão) e Marco Correa (percussão), a banda busca aproximar o público da harmonia e dos variados ritmos que caracterizam a cultura nordestina. Para isso, eles pesquisam autores clássicos e contemporâneos da música nordestina. Músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos costumam pintar no repertório.
Em seguida, às 21h, é a vez da apresentação de Gabriel Sater. Filho do violeiro Almir Sater, o cantor, compositor, instrumentista e arranjador Gabriel Sater conseguiu – por meio do seu talento – desvincular sua imagem da do pai famoso. Ele sobe ao palco para mostrar faixas do terceiro disco da carreira, Indomável (2014).
Outra atração do palco principal será o Bonsucesso Samba Clube, que se apresenta ao público às 22h30. Fundada em 2000 pelo cantor e compositor Rogerman, em Olinda, o Bonsucesso Samba Clube busca referências no samba, no rock e nos ritmos latinos e pernambucanos. Ao lado de mais quatro músicos, o vocalista sobe ao palco para interpretar músicas do terceiro disco da carreira, Coração da Boca Sai (2014), entre elas Beat Now e Hey Irmão.
Para encerrar os shows de sábado, Jorge Aragão sobe ao palco à meia-noite e promete agitar a cidade com clássicos do samba. Nascido no subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, o cantor e sambista acumula inúmeros sucessos e foi regravado pelos principais nomes do gênero, entre os quais: Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila. Com o cavaquinho em punho e muito carisma, Jorge Aragão desfila algumas de suas crias: Do Fundo do Nosso Quintal e Eu e Você Sempre.
No domingo (24), as apresentações começam às 14h com a Banda Cataia. Autodefinido ‘multicultural’, o grupo mostra sua inventividade sobre uma base de ritmos-raiz como o maracatu, o xote, o baião e o coco, numa mixagem ativa com elementos rítmicos africanos e do rock tradicional.
Na sequência, às 15h30, tem show do Bixiga 70. O grupo tem como principal objetivo disseminar a música regional brasileira. Com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como o xote, o baião, o samba, o forró, o maracatu e o carimbó, o grupo mostra faixas dos quatro discos que lançou ao longo da trajetória.
Já às 17h30, os fãs do rapper paulistano Rodrigo Ogi poderão conferir faixas do disco Crônicas da Cidade Cinza (2011). Ele constrói narrativas precisas sobre a cidade de São Paulo. O público pode esperar por músicas como Profissão Perigo e Corrida de Ratos.
Para encerrar a programação da Virada Cultural em Sorocaba, a rockeira Pitty faz show gratuito a partir das 18h30. Após um período de dedicação ao duo Agridoce, a cantora se reencontrou com o rock cru no seu quarto disco de estúdio: Sete Vidas (2014). No momento, inclusive, ela se prepara para lançar um DVD que traz um documentário sobre a gravação deste último trabalho. Ela leva para o palco músicas recentes como Serpente e Lado de Lá, mas sem se esquecer de faixas dos trabalhos anteriores, como Equalize e Me Adora.
TMTV
Repetindo o roteiro das edições anteriores, a abertura oficial da Virada Cultural Paulista acontece no TMTV, no sábado, às 18h30. Em seguida, às 19h, os sorocabanos poderão conferir “O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”. No formato de ópera curta, O Barbeiro de Sevilla mantém as características originais da peça de Pierre-Augustin, representada pela primeira vez em 1775, e da ópera original de Giochino Rossini, que estreou em 1816. A ópera conta a história do Conde de Almaviva, que se apaixonou por Rosina em Madri, onde a viu pela primeira vez no Passeio do Prado, e iniciou suas tentativas de aproximação.
Já às 21h30, será encenada a peça de teatro “A Mais Forte”. Adaptação do texto ‘A Mais Forte’, de Strindberg, na qual a diretora Christiane Tricerri propõe um duelo entre duas mulheres que amam o mesmo homem e brigam pelo mesmo teatro, pela mesma personagem no palco e na vida: a mais forte.
O humorista e roteirista David Mansour fecha a noite, a partir das 23h59, com um stand up. Fundador do primeiro grupo de stand up comedy do Norte do Brasil – o Em Pé Na Rede – ele participou de vários de programas de TV, como Fritada, do Multishow, e The Noite, no SBT, e fez parte do elenco da Praça é Nossa, no SBT.
No domingo, a programação do TMTV é voltada ao público infantil. Às 11h, o Grupo Pasárgada reproduzirá no palco as raízes populares, a identidade cultural, cidadania e a exclusão social retratadas nos contos de Luís da Câmara Cascudo. Em “Que Bicho é Esse???” a trupe conta a história dos desafios propostos por um rei aos pretendentes da mão da princesa, para que adivinhem do que é feita a sua almofada real.
A dramaturgia, feita por Angela Lyra e José Geraldo Rocha, contempla um enredo em que uma princesa, um bicho esquisito e muitos instrumentos musicais (violino, violão, flauta, acordeom e cavaquinho) acompanham o desenvolvimento dessa história que tem desafios a serem cumpridos pelos pretendentes da mão da princesa. Mas, opa! Será que a princesa quer mesmo se casar? Como será o final dessa história?
Para participar, o público deverá retirar os ingressos na bilheteria do TMTV com uma hora de antecedência.
Campolim
Às 10h30 de domingo, quem for ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, poderá conferir a Banda Pindorama, que mostrará os causos, as cirandas e a magia do folclore brasileiro apresentando o bumba-meu-boi e as tradicionais bandas de pífanos, entre tantos outros ritmos. Na sequência, às 12h, o Bola Sete se apresenta no local no ritmo do autêntico samba carioca.
Vitória Régia
No palco que será montado no Parque “Amedeo Franciulli”, no Vitória Régia, os sorocabanos poderão conferir, às 16h, o grupo de forró pé-de-serra “3 do Norte”. Quem for ao local poderá conferir um repertório de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca, João do Vale e outros grandes nomes da música popular brasileira. O trio é formado por Taú (sanfona), Tulio Charaba (zabumba e voz) e Zé Nilton (triângulo e voz).
Museu da Estrada de Ferro Sorocabana
No sábado, às 16h, a população poderá conferir o filme “Canta Maria” (2006), do diretor Francisco Ramalho Junior, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana.
“Canta Maria” tem a atriz Vanessa Giácomo no papel principal e é baseado em um romance passado no final dos anos 30, no nordeste brasileiro. A história narra os amores da órfã Maria, que se apaixona por Filipe, um amansador de cavalos. Ele mora num sítio com seu sobrinho, Coriolano, que também acaba se encantando pela jovem. O ciúme de Filipe destrói essa paixão, separando-os.
Programação completa
PALCO EXTERNO – Parque “Maestro Nilson Lombardi”
Endereço: Av. Américo Figueiredo, s/nº – Jardim Ipiranga
Sábado (dia 23)
19h30 – Banda da Feira
21h00 – Gabriel Sater
22h30 – Bonsucesso Samba Clube
00h00 – Jorge Aragão
Domingo (dia 24)
14h00 – Banda Cataia
15h30 – Bixiga 70
17h00 – Rodrigo Ogi
18h30 – Pitty
PALCO PARALELO – Parque “Amedeo Franciulli”
Endereço: Rua José Martinez Peres, 1701 – Vitória Régia
Sábado (dia 23)
16h – 3 do Norte
PALCO PARALELO – Parque “Carlos Alberto de Souza”
Endereço: Av. Antônio Carlos Comitre – s/ nº – Campolim
Domingo (dia 24)
10h30 – Pindorama
12h00 – Bola Sete
PALCO INTERNO – Teatro Municipal Teotônio Vilela
Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº – Alto da Boa Vista
***É necessário retirar ingresso uma hora antes de cada apresentação.
Sábado (dia 23)
18h30 – Abertura oficial
19h00 – O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução – Programa Ópera Curta [Ópera]
21h30 – A Mais Forte – Christiane Tricerri [Teatro]
23h59 – Davi Mansour [Stand Up]
Domingo (dia 24)
11h – Que Bicho É Esse? – Grupo Pasárgada [Teatro Infantil]
MUSEU DA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA
Localizado no Jardim Maylasky, ao lado do Chalé Frances (sede do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba).
Sábado (dia 23)
16h00 – Canta Maria [Cinema]
SESC SOROCABA
Rua Barão de Piratininga, nº 555
Sábado (dia 23)
18h00 – Entre Linhas ou Metáforas Metafônicas – Outro Luiz [Literatura]
23h30 – Marat[el]ona – Virada Cultural [Cinema]
Domingo (dia 24)
13h00 – Chico Buarque no Choro – Choro Moço [Música]
16h00 – A Saga do Herói Morto – Cia Caixote de Teatro [Teatro]
17h00 – Bloco Afro Ilú Oba De Min [Música]
Tags:Cultura, Cultura, Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Música, Música, Teatro, Teatro, Virada Cultural, Virada Cultural