Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/ubs-cajuru-faz-oficina-de-manicure-para-pacientes/
Acessado em: 17/06/2024 - 11h58

UBS Cajuru faz oficina de manicure para pacientes

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O objetivo é alertar acerca da necessidade de esterilização de ferramentas e uso de materiais descartáveis, além de ser uma opção de geração de renda.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária de Saúde (Ses), realizou na tarde desta quarta-feira (29) uma Oficina de Manicure para pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru.

O objetivo é conscientizar os usuários sobre as consequências da falta de higiene em materiais sem esterilização, além daqueles que devem ser descartados após a utilização. A oficina tem a duração de 3 meses acontece sempre às quartas-feiras sendo, também, uma opção de geração de renda.

De acordo com a agente de saúde, Luciana Albanez, a oficina foi criada para atender primeiramente às gestantes pacientes da Unidade, mas como não houve muita procura foi aberta inscrição para toda comunidade. Esta é a segunda turma e conta com doze alunos, cinco deles já atuando na área. A primeira turma encerrou com dez alunos. “A oficina despertou nessas pessoas não somente os cuidados que devem ter com a saúde, mas também uma oportunidade de geração de renda” explicou Luciana.

Josilene Januário, de 31 anos de idade, disse que queria muito trabalhar fora de casa, mas como tem duas filhas, uma de 7 e a outra de 2 anos de idade, acabava ficando difícil conciliar. “Quando fui levar a minha filha menor na pediatra da UBS, vi o cartaz e mesmo acreditando que não era meu perfil, resolvi fazer o curso e percebi que era muito mais interessante do que eu imaginava. Comecei a fazer propaganda da profissão e, hoje, estou trabalhando na minha própria casa, de início atendendo meus vizinhos e amigos”, contou.

A balconista, Neuracy Arcanjo Barbosa, de 35 anos, além de paciente, é trabalhava no serviço de limpeza da UBS e diz que o curso despertou nela o interesse em trabalhar por conta própria; além da consciência para a necessidade dos cuidados que se deve ter durante a realização do trabalho, principalmente com a higiene. “Aprendi no curso sobre a importância de esterilizar os materiais usados, como o alicatinho de unha, por exemplo. Além disso, é importante descartar coisas como a lixa de unha que, se for utilizada em outra pessoa, pode trazer danos a saúde”, enfatizou.