UBS Cajuru forma 2º turma de Oficina de Manicure
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Objetivo é alertar a comunidade sobre a importância da esterilização de utensílios de trabalho e o uso de materiais descartáveis. Iniciativa também é opção de geração de renda
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru realizou nesta quarta-feira (6) a formatura da segunda turma da Oficina de Manicure, promovida gratuitamente para a comunidade do bairro. O curso teve duração de três meses, com aulas sempre às quartas-feiras no período da tarde, sendo que já estão abertas as vagas para próxima turma, na qual 18 pessoas estão inscritas até o momento.
Por meio dessa iniciativa, o objetivo da equipe da UBS é conscientizar os cidadãos sobre as consequências da falta de higiene em materiais de manicure sem esterilização. Também é uma opção de geração de renda para a população em geral do bairro. Dos 11 participantes da oficina, cinco estão atuando no mercado de trabalho como profissional autônomo.
De acordo com a coordenadora da UBS Cajuru, Ana Paula Diegues, a oficina “é uma forma da equipe da unidade de saúde ficar mais próxima da comunidade e melhor interagirem. Alertar sobre problemas de saúde”. Durante o evento, Ana Paula aproveitou para convidar a comunidade a participar da reunião do conselho de saúde do bairro, sempre na segunda terça-feira de cada mês. Na ocasião, são discutidas propostas e politicas de saúde para o Cajuru.
Além do certificado, quem se formou na segunda turma da Oficina de Manicure recebeu uma lembrança confeccionada na própria UBS Cajuru pelos pacientes de saúde mental, que participam no local de uma oficina de terapia nas manhãs de quarta-feira.