UBS Cajuru inicia primeira turma de grupo antitabagismo

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), iniciou nesta sexta-feira (19) a primeira turma do grupo antitabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e é custeada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora da UBS, Ana Paula Diegues, nesse primeiro encontro são feitas entrevistas individuais com os participantes. O grupo é formado por 15 pssoas. “O primeiro objetivo é que a pessoa pare de fumar sem a utilização de medicamentos”, diz Ana Paula.

Num primeiro momento está sendo feito um levantamento da história tabagística e a aplicação do Teste de Fagerström em cada participante. “Também explicamos como o programa funciona”, complementa o Ana Paula. O Teste de Fagerström ajuda a identificar o grau de dependência da nicotina. É utilizado como ferramenta na terapia para ajudar a parar de fumar.

Por meio dos encontros seguintes haverá o acompanhamento e, se necessário, o fornecimento de medicamento aos participantes. “A intensidade do tratamento poderá variar a cada indivíduo”, coloca a coordenadora da USB do Cajuru.

Neste primeiro mês serão quatro sessões semanais, estruturadas na seguinte forma: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; os primeiros dias sem fumar; como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos após parar de fumar. No segundo mês, os encontros passam a ser quinzenais e a partir do terceiro mês, as reuniões acontecem uma vez a cada 30 dias, até completar um ano do grupo.

As sessões terão duração de aproximadamente 90 minutos, realizadas sempre às sextas-feiras, às 14h.

Tags:,