Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/urbes-atua-para-amenizar-consequencias-do-temporal-de-terca-feira-5/
Acessado em: 15/07/2024 - 20h25

Urbes atua para amenizar consequências do temporal de terça-feira (5)

Por: Fabiana Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br
Crédito: Alexandre Lombardi

Por conta do forte temporal que caiu na tarde de ontem (05) em Sorocaba, o trânsito e o transporte coletivo sofreram diversas interferências. A fim de amenizar as consequências da chuva e contribuir com a mobilidade e segurança da população, a Urbes – Trânsito e Transportes tomou medidas emergenciais.

A Central de Controle Operacional (CCO) de trânsito coordenou as ações de contenção, enviando agentes de trânsito aos pontos críticos de grande volume de tráfego e mantendo contato com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para informar as demais ocorrências.

Vários conjuntos semafóricos sofreram avarias por conta do temporal. Equipes da Urbes fizeram o alinhamento de seis conjuntos semafóricos que tiveram seus focos ou estruturas viradas pela força do vento. Foram instalados geradores até o retorno da energia elétrica em cinco conjuntos semafóricos. Dois equipamentos tiveram seus cabos rompidos e quatro deles ficaram em amarelo piscante, sendo necessário o restabelecimento do sistema.

Agentes de trânsito

Agentes de trânsito foram posicionados com o objetivo de coordenar o trânsito enquanto os equipamentos estavam inoperantes. Os seguintes semáforos contaram com a intervenção dos amarelinhos:

*Praça Dom Tadeu Strunck

*Rua Cel. Cavalheiros

*Av. Juvenal de Campos X Praça Massararo Taniguchi

*Av. Armando Pannunzio X Sta Cruz

*Av. Armando Pannunzio X Av. Getúlio Vargas

*Av. São Paulo X Rua Padre Madureira

 Na Rua Inglaterra o asfalto cedeu e o quarteirão permanece interditado.

 

Transporte coletivo

Três ônibus ficaram atolados em vias de terra: um na linha Linha 69 – Caguaçu, na Estrada dos Martins, e dois na Linha 304 – Interbairros IV, na Estrada do Vinte e Cinco. Os ônibus já foram retirados.

Algumas linhas do transporte coletivo também foram prejudicadas por conta de interferências no itinerário devido às chuvas, que danificam as vias de terra. A fim de amenizar o impacto dessas intervenções, as seguintes linhas operam nesta quarta-feira (06) com desvios:

 

Linha 21 – Lopes de Oliveira – interferência na R. Eugenio de Oliveira Cirne (Jacutinga) e realiza ponto final na igrejinha.

Linha 33 – Mato Dentro – interferências nas Estradas Mato Dentro, Santa Rita e Cristal e realiza ponto final provisório no sitio Dududu.

Linha 34 – Aparecidinha via terra – interferências nas Estradas do Varejao e do Manequinho.

Linha 37 – Gutierres/Caputera – interferências nas Estradas Maria Dolores Piaia e do Texaco e realiza ponto final provisório no condomínio Itambé.

Linha 67 – Ipanema das Pedras – interferências nas Alamedas dos Jacaranda e das Magnólias (parcial).

Linha 69 – Caguaçu – interferência na Estrada dos Martins e realiza ponto final no bar do Leme.

Linha 75 – Campininha – interferências nas Estradas do Campininha e Rosário. Opera ida e volta pela Estrada dos Carvalhos.