Urbes e GCM dão dicas de segurança para o feriado prolongado

Por: Secom

Com o feriado do 9 de julho, Dia da Revolução Constitucionalista de 1932,  muitas pessoas devem colocar o pé na estrada para o merecido descanso.  E para aproveitar bem esses dias, a Urbes – Trânsito e Transportes e a Guarda Civil Municipal (GCM) dão algumas dicas essenciais para evitar problemas.

Uma delas é fazer a revisão do veículo e verificar os pneus, estepe, extintor de incêndio, triângulo de sinalização, entre outros itens de segurança. É importante também que o documento do veículo esteja em dia, assim como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a habilitação vencida é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Outra dica fundamental é dirigir com prudência e respeitar as leis de trânsito. Se estiver com sono, é melhor descansar para só depois pegar estrada.

Para quem for viajar com crianças, não se esqueça de utilizar sempre a cadeirinha para transportá-las no banco de trás, conforme a sua idade, peso e altura. Existem quatro dispositivos de segurança para preservar a integridade física da criança: o bebê conforto, a cadeirinha, o assento de elevação e o cinto de segurança de três pontos.

Segundo o CTB, transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na carteira e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Segurança da residência

Também não deixe de manter a residência em segurança. A Guarda Civil Municipal (GCM) repassa algumas dicas importantes:

1) Solicite, se possível, a um vizinho ou parente visitar o imóvel durante sua ausência e também para que recolha jornais, revistas e correspondências;

2) Evite passar informações da sua viagem para desconhecidos;

3) Não deixe as luzes do imóvel acesas durante o dia, ideal seria instalar um aparelho de fotocélula para acender determinada lâmpada durante o período noturno;

4) Deixe um telefone de contato com algum parente ou conhecido para informar alguma ocorrência;

5) Em condomínios fechados ou edifícios evite deixar as chaves na portaria;

6) Todos os moradores de condomínio devem respeitar as regras de segurança e acesso, para evitar surpresas indesejadas;

Caso necessário, solicite ajuda da Guarda Civil de Sorocaba pelo telefone 153.

Tags:, , ,