Vacina contra a gripe continua disponível aos grupos de risco
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Embora até o final da tarde desta terça-feira (31) não haja confirmação por parte da Secretaria de Estado da Saúde sobre uma possível prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), informa que as doses vão continuar disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). para os integrantes do grupo de risco contemplados pela ação.
Compõem os grupos de risco, estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS): gestantes; crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; puérperas (após 45 dias de gestação); adultos com mais de 60 anos; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.
Ainda nesta semana, a DVE/SES deve divulgar novo boletim informativo, contendo o porcentual de munícipes dos grupos de risco já imunizados. O último boletim divulgado pela DVE/SES, em 25 de maio, informa que 94,80% da população que integra o grupo de risco já estava imunizada. Na ocasião, apenas as grávidas não tinham atingido a meta de 80% preconizada pelo MS, com 66,32% de um total de 6.820 mulheres vacinadas.
O diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Reinoso, afirma ainda será feito um levantamento nesta semana, referente ao restante do número de doses contra o vírus Influeza na cidade. A campanha teve início em 30 de abril, quando ocorreu o chamado Dia “D”.