Vacinação para proteger grávidas e fetos contra três doenças tem início na próxima segunda-feira

Mulheres que estejam entre a 27ª e a 36ª semana de gestação devem ser imunizadas para que elas e seus filhos fiquem protegidos contra difteria, tétano e coqueluche

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), inicia na próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, a vacinação “2 em 1” para grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação.         A nova vacina acelular, que passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, além de proteger grávidas e fetos contra difteria e tétano, também imunizará contra a coqueluche, doença que apresenta um alto índice de letalidade, principalmente em crianças com até dois meses de vida.

As doses estarão disponíveis em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas. Trabalhadores de saúde (profissionais médicos e de enfermagem) envolvidos no atendimento ao parto e cuidados com o recém-nascido também devem ser imunizados.

De acordo com a chefe da VE, Renata Guida Caldeira, em Sorocaba, cerca de 9 mil grávidas devem ser vacinadas por ano em Sorocaba. As gestantes que tiverem alguma dúvida podem ligar diretamente na VE, no telefone (15) 3339-9232, ramal 9281.

 

Tags:, , , , ,