Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/viajando-de-trem-para-mongagua-pode-ser-conferida-ate-o-fim-do-mes/
Acessado em: 28/05/2024 - 16h52

“Viajando de trem para Mongaguá” pode ser conferida até o fim do mês

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Em comemoração aos 141 anos da inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana e aos 30 anos da Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, a Secretaria da Cultura (Secult) realiza a exposição fotográfica “Viajando de Trem para Mongaguá”. A mostra pode ser conferida até o dia 29 de julho, das 8h às 17h, na sede da biblioteca, que fica na Rua da Penha, 673, no Centro.

“Viajando de trem para Mongaguá” conta com 62 fotos emprestadas pela comunidade. As imagens retratam comportamentos e até a moda de cada época, como os trajes de banho usados em 1946.

A ligação entre Sorocaba e Mongaguá teve início quando as oficinas de locomotivas chegaram a Sorocaba, na década de 1930, e aproximadamente 6 mil funcionários passaram a morar nas vilas Santana e Carvalho. A Sorocabana oferecia benefícios a essas pessoas, como descontos na passagem de trem. Dessa forma, o movimento de ida e vinda para Mongaguá foi aumentando, estendendo-se por toda Sorocaba. Essa cidade litorânea chegou a ser eleita como a “praia do sorocabano”.