Vice-prefeita participa cerimônia de aniversário dos Bombeiros
Por: Marcelo Andrade
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completou 55 anos de instalação na cidade de Sorocaba e a data foi comemorada na manhã desta terça-feira (14) num evento realizado no teatro do Sesi e que contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, entre as quais a vice-prefeita de Sorocaba, que na ocasião representou o prefeito José Crespo.
Com o lema “Corpo de Bombeiros – 55 anos de desafios, coragem e gratidão”, a cerimônia foi marcada pordiversas homenagens a integrantes da corporação e também que aqueles que já estão na reserva. Receberam comendas os bombeiros que atuaram na queda de um avião bimotor, no dia 31 de março deste ano, no bairro Jardim Novo Horizonte, e que resultou na morte de um casal que estava à bordo.
O prefeito de Sorocaba, José Crespo, foi uma das autoridades civis homenageadas durante a cerimônia e recebeu o diploma de “Amigo do Bombeiro”, concedido a personalidades que colaboram direta e indiretamente com a corporação. Durante seu discurso, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho destacou a importância do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros para Sorocaba, assim como para os municípios de sua área de atuação. “É uma honra estar aqui hoje representando prefeito José Crespo na comemoração dos 55 anos de instalação dessa valorosa corporação na cidade. Cinquenta e cinco anos de desafios… Nos sabemos os desafios de cada ocorrência atendida e a coragem desta instituição militar e seus integrantes; dos indivíduos cristãos que saem para salvar uma vida; um patrimônio. Gratidão, que se denota pelas pesquisas de opinião pública em que revelam que a instituição de maior credibilidade é o Corpo de Bombeiros. Gratidão, coragem e desafio, que se revelam em empenho e vontade de servir ao próximo”, disse a vice-prefeita.
Nova Base
Ainda durante seu discurso, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho destacou que após dois anos de burocracia junto ao governo federal, a Prefeitura de Sorocaba iniciou as obras de construção da nova base do Corpo de Bombeiros em Sorocaba. O terreno escolhido está localizado na Avenida Itavuvu, na zona norte de Sorocaba. A nova base tem investimento de R$ 1 milhão de emenda parlamentar e uma contrapartida de R$ 413 mil da Prefeitura de Sorocaba.
A Expectativa é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2018. “Essa nova unidade vai atender toda a população de Sorocaba, em especial da zona norte, diminuindo o tempo de deslocamento das viaturas e ambulâncias de emergência do Corpo de Bombeiros”, afirmou a vice-prefeita.
O comante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, tenente-coronel Miguel Angelo de Campos, elogiou o apoio que a instituição militar tem recebido do Poder Público Municipal e da população sorocabana ao longo desses 55 anos de instalação no município. “Somos gratos pelo apoio que temos recebido de toda a população sorocabana. O papel da corporação é de fundamental importância à nossa cidade, prestando serviços à população e salvando vidas”, destacou.
Entre as autoridades presentes estavam o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Miguel Angelo de Campos; comandante do Corpo de Bombeiros do Interior, tenente-coronel Luis Alberto da Silva; comandante da 14ª Circunscrição do Serviço Militar (14ª CSM), Sandro Peres Zanetti, comandante do Comando de Policiamento do Inteiror (CPI-7), tentente-coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho; comante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Antônio Marcos de Carvalho Mariano Machado; o secretário de Mobilidade e Acessibilidade/Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, além do prefeito de Votorantim, Fernando Oliveira, e os promotores Orlando Bastos Filho e Jorge Alberto de Oliveira Marum.
História
Inaugurado em Sorocaba em 12 de novembro de 1962, o Corpo de Bombeiros chegou na cidade, primeiramente para combater incêndios. O sonho de trazer a corporação para a cidade se tornou realidade em 29 de agosto de 1950, quando o vereador Sílvio Rosa Santos, recebeu um ofício do coronel Eleutherio Brum Ferlich, então comandante do 7º Batalhão de Caçadores, de que teria sido aprovado o projeto de criação da unidade em Sorocaba.
Nesse período a campanha para a criação de um Corpo de Bombeiros na cidade caminhava a passos largos. No dia 17 de junho de 1959, ocorreu um incêndio na Fábrica de Velas São Jorge, no bairro Santa Rosália. Em agosto do mesmo ano, outro grande incêndio assustou os sorocabanos, dessa vez, destruindo as dependências de uma livraria. E foi graças a população, Força Pública e Guarda Civil, que utilizaram baldes, bacias e todo tipo de vasilhames, o incêndio foi controlado. O Corpo de Bombeiros da capital foi acionado e quando chegou no local executou o trabalho de rescaldo, pois a população já havia conseguido controlar as chamas e o prédio havia sido destruído pelo fogo.
Depois de todas as ocorrências, em 29 de novembro de 1961, através do Projeto de Lei nº 880/61, de autoria do então Prefeito municipal Dr. Artidoro Mascarenhas, “Dr. Pitico”, o Corpo de Bombeiros foi criado em Sorocaba em uma área ao lado do 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública, no bairro do Cerrado. Após a conclusão das exigências do Corpo de Bombeiros da Capital, quanto à instalação de um Posto em Sorocaba, há 55 anos atrás, foi inaugurado oficialmente o Corpo de Bombeiros na cidade.
Tags:viceprefeita