Vice-prefeita participa de inauguração da nova sede da DIG E DISE
Por: Marcelo Andrade
A nova sede da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), localizada na rua João Martinez, 151, Jardim Astro, foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (16) em solenidade que contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, do secretário de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba, Fernando Dini, além de diversas autoridades civis e militares. As unidades policiais especializadas, que ficavam sediadas em diferentes bairros, passam agora a funcionar em um mesmo prédio.
A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, que atuou por 27 anos como delegada de polícia, destacou que a concentração das duas delegacias em um mesmo local traz melhorias ao trabalho policial. “Eu que fui delegada por 27 anos me sinto honrada por estar aqui. Essa nova e moderna unidade de polícia especializada deverá melhorar muito o atendimento à população não somente de Sorocaba mas de toda a região atendida pela nossa Seccional. Temos que destacar o empenho do governador do Estado, Geraldo Alckmin, em investir num serviço público de qualidade”, disse e completou: “Nós sabemos que ao longo dos últimos quatro anos o delegado Dr. Marcelo Carriel, também reformulou e modernizou a estrutura administrativa da Seccional e suas delegacias especializadas, conseguindo trazer investimentos para a segurança pública de nossa cidade e região.”
A vice-prefeita também elogiou a atuação da deputada estadual Maria Lúcia Amary, que esteve presente ao evento, e que segundo ela, “não tem medido esforços para buscar recursos para a região de Sorocaba”.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, a atuação das equipes das unidades especializadas, como a DIG e a Dise, beneficia os cerca de 1,5 milhão de habitantes das cidades atendidas pela Delegacia Seccional de Sorocaba. “Com a inauguração, poderemos atender toda a população dos 18 municípios que abrangem a área da Seccional de forma adequada, fazendo com que o cidadão tenha uma recepção ágil e eficiente por parte dessas unidades da Polícia Civil”, afirmou Mágino Alves. “A população ganha muito com isso”, ressaltou o secretário. “Vai ter um atendimento melhor e poderá contar com maior rapidez nas investigações, uma vez que nossos policiais estarão concentrados, trabalhando integrados”.
“Conseguimos, em um único prédio, unir a DIG e a Dise, que trabalharão permanentemente juntos, com comunicação rápida e coesa, para melhorar os resultados”, disse o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter 7), José Aparecido Sanches Severo.
A nova sede funciona em um prédio de 1,6 mil m². No total, são 30 salas – 17 ocupadas pela DIG e 13 pela Dise. Além disso, há duas celas para cada uma das unidades e estacionamento para 12 veículos. A Delegacia de Investigações Gerais é comandada pelo delegado Acácio Aparecido Leite. A autoridade policial à frente da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes é Wilson Roberto Negrão Barros.
Tags:viceprefeita