Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/zoo-completa-48-anos-com-programacao-especial/
Acessado em: 21/07/2024 - 22h22

Zoo completa 48 anos com programação especial

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completa 48 anos de fundação no dia 20 de outubro. Para celebrar esta data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), elaborou uma programação especial que contará com atividades voltadas a pessoas de todas as idades.

De acordo com a Sema, a programação foi feita para que toda a comunidade participe, conheça e aprenda um pouco mais sobre o zoológico, seus animais e principalmente as ações individuais e coletivas que contribuem para a conservação do meio ambiente.

Além de ser aniversário de um dos principais cartões-postais de Sorocaba, em outubro também se comemora o Dia Nacional do Lobo-guará (12 de outubro), espécie que habita o Cerrado e ocorre na região de Sorocaba. Vale lembrar que, durante o ano de 2016, o zoo está comemorando o “Ano do Papagaio”, com o intuito de ajudar na conservação dos papagaios brasileiros.

Entre os destaques da programação estão atividades especiais que vão ocorrer nesta quarta-feira (12) em comemoração ao Dia Nacional do Lobo-Guará. Quem for ao local a partir deste dia também poderá ajudar na campanha de escolha dos nomes dos filhotes de anta (Tapirus terrestris) e de macaco sauá (Callicebus personatus), que nasceram recentemente no parque. Para o filhote macho de anta, as opções são Marmelo, Gravatá ou Marolo e, para o filhote de sauá, cujo sexo ainda não foi identificado, as opções são Jambo, Ingá ou Bambu.

Já no dia 20 será realizado o tradicional “parabéns” ao zoo e aos seus habitantes. O dia de comemoração começa com a entrega de bolos às araras-canindé, às 10h, e aos jabutis, às 11h. Já a tarde, às 14h, terá apresentação das crianças da Camerata do Projeto Guri (Sorocaba), regidas pelos educadores Alessandra Martins, Rodrigo Moraes e Angelo Leite. Em seguida, às 15h, todos poderão acompanhar a entrega de um bolo para as onças-pintadas e, às 15h30, será feito o “parabéns” ao zoo no auditório aberto.

Outra atração da programação será o Workshop Manejo e Conservação de Psitacídeos, nos dias 7 e 8 de novembro no zoo, com palestras e minicursos. O encontro contará com a presença de renomados profissionais que atuam nas áreas de manejo, conservação e educação ambiental relacionadas a espécies de psitacídeos brasileiros, com o objetivo de discutir os principais desafios, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado.

Dia Nacional do Lobo-Guará

As crianças que forem ao zoo nesta quarta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h, poderão participar gratuitamente da pintura artística da pegada do lobo-guará e de uma oficina de colorir desenhos do lobo-guará no quiosque próximo ao Museu de Zoologia. O intuito é fazer com que o público conheça um pouco mais sobre a espécie.

Também nesse dia, os visitantes terão a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado (empalhado), além de acompanhar a alimentação dos animais e até a entrega de um bolo feito especialmente para eles com alimentos que fazem parte da sua dieta. O bolo será preparado às 16h, próximo ao recinto do animal, e algumas crianças poderão até ajudar no preparo.

Outra ação da Secretaria do Meio Ambiente será uma exposição sobre o lixo no zoo e a conservação da biodiversidade, que pode ser vista, das 9h às 17h, nas vitrines do Museu de Zoologia durante todo o mês de outubro. A ideia é sensibilizar o público sobre o problema do lixo jogado inadequadamente no zoológico e como isto prejudica os animais.

Quem for ao local também poderá ajudar na campanha de escolha dos nomes dos filhotes de anta (Tapirus terrestris) e de macaco sauá (Callicebus vieirai), que nasceram recentemente no parque. Para o filhote macho de anta, as opções são Marmelo, Gravatá ou Marolo e, para o filhote de sauá, cujo o sexo ainda não foi identificado, as opções são Miriti, Tucupi ou Inajá.

A história do zoo

A história do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que até 1930 abrigou o “Jardim dos Bichos”. O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.

Em 1965, a Prefeitura transferiu os animais para as margens do rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o zoológico e o Museu Histórico Sorocabano.

Reconhecido como um dos cartões-postais de Sorocaba e opção de lazer para visitantes de mais de 80 municípios do Estado de São Paulo, o “Quinzinho de Barros” é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. Em média, o zoo recebe 360 mil visitantes por ano e é o maior atrativo turístico, educativo e de lazer de Sorocaba e região.

Classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o parque é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies.

Sua área é de 136 mil metros quadrados, com lago e vegetação da Mata Atlântica, além de 260 recintos, com cerca de 1.300 animais de 314 espécies diferentes. Dessas, algumas são ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, onça-pintada, tamanduá-bandeira, entre outros. Entre os animais que habitam o zoo de Sorocaba está o único casal de elefantes indianos e a maior colônia de répteis da América do Sul. O espaço ecológico ainda possui Museu de Zoologia, biblioteca, anfiteatro, quiosques, lanchonete e visitas monitoradas.

O Parque Zoológico Municipal fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Segue a programação completa:

DIA 12 (QUARTA-FEIRA)

Atividades artísticas – Pintura artística da pegada do lobo-guará e oficina de pintura de máscaras e desenhos do lobo-guará

Na primeira atividade os participantes serão pintados com um molde da pegada do lobo e na segunda atividade as crianças poderão colorir desenhos e máscaras do lobo. O intuito é fazer com que o público conheça um pouco mais sobre a espécie.

Horário: das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h

Local: Quiosque próximo ao Museu de Zoologia

***Não é necessária a inscrição, o atendimento será por ordem de chegada.

Barraca e Alimentação do Lobo-guará

Nesta data, o público terá a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado, além de acompanhar a sua alimentação e a entrega de um bolo feito com alimentos que fazem parte da sua dieta. O bolo será montado na hora e algumas crianças poderão até mesmo ajudar a prepará-lo.

Horários:

Barraca do lobo-guará das 9h30 às 16h30

Alimentação dos lobos-guarás – 10h

Preparação e entrega do bolo para os lobos-guarás – 16h

Local: Próximo ao recinto do lobo-guará

***Não é necessária inscrição prévia

A PARTIR DE 12 DE OUTUBRO

Exposição sobre o Lixo no Zoo e sobre a Conservação da Biodiversidade

Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre aspectos relacionados à conservação de algumas espécies de animais da fauna brasileira, entre elas, o lobo-guará. O público também poderá também se sensibilizar com uma exposição realizada pelos participantes do Clube Conservadores da Natureza sobre o problema do lixo no zoológico e como este lixo, descartado de forma errada, prejudica os animais.

Horário: das 9h às 17h

Local: Área externa (vitrines) do Museu de Zoologia do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

DE 12 A 22 DE OUTUBRO

Campanha de escolha de nomes dos filhotes de anta e de macaco sauá

O público poderá ajudar a escolher os nomes dos filhotes de anta (Tapirus terrestris) e de macaco sauá (Callicebus personatus), que nasceram recentemente no parque. A campanha de votação acontecerá pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br[1] ou em urnas localizadas na frente dos recintos das espécies até o dia 22 de outubro.

DIAS 16, 23 E 30 DE OUTUBRO (domingo)

Visita ao Museu de Zoologia do PZMQB

O Museu de Zoologia abrirá suas portas para a comunidade interessada em conhecer seus bastidores e ver de perto o acervo de animais taxidermizados (empalhados) do zoo. Os visitantes poderão ainda visitar uma exposição interna sobre os psitacídeos (aves da família dos papagaios) e o problema do tráfico ilegal de animais silvestres.

Horário: das 10h às 12h e das 13h às 16h

Local: Museu de Zoologia

***Não é necessária a inscrição prévia, o atendimento será por ordem de chegada.

DIA 16 DE OUTUBRO (DOMINGO)

Hora do Bicho – Enriquecimento Ambiental

Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as características e curiosidades de alguns animais que vivem no zoo e também acompanhar a entrega de alguns “presentes” especiais para eles. Estes “presentes”, chamados enriquecimento ambiental, na verdade são alimentos e objetos preparados de forma especial, com o intuito de proporcionar um pouco de “diversão” ao animal.

Horários:

- Ariranha: 11h

- Urso: 14h

- Macaco-aranha-de-testa-branca: 15h

- Leoa: 16h

Local: Em frente aos recintos das espécies.

DIA 20 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

Parabéns ao zoo e aos bichos & Apresentação do Projeto Guri

O dia começa com a entrega de bolos para as araras canindé e os jabutis. Já a tarde terá apresentação das crianças da Camerata do Projeto Guri (Sorocaba), regidas pelos educadores Alessandra Martins, Rodrigo Moraes e Angelo Leite. Em seguida todos irão acompanhar a entrega de um bolo para as onças-pintadas e ainda será feito o tradicional parabéns para o zoo, onde todos poderão se deliciar com uma fatia de um bolo de aniversário.

Horários e locais:

10h – Entrega do bolo às araras-canindé

11h – Entrega do bolo aos jabutis

14h – Apresentação do Projeto Guri (auditório aberto)

15h – Entrega do bolo às onças-pintadas

15h30 – Parabéns ao zoo (auditório aberto)

DIA 23 DE OUTUBRO (DOMINGO)

Divulgação dos nomes dos filhotes de anta e de macaco sauá

Na ocasião serão divulgados os nomes mais votados e será feita a entrega dos “presentes” em frente aos recintos das espécies.

Horários:

Anta – às 11h

Macaco sauá – às 14h

DIA 30 DE OUTUBRO (DOMINGO)

Hora do Bicho – Os psitacídeos e o tráfico ilegal

O público conhecerá um pouco mais sobre características e curiosidades das espécies de papagaios que fazem parte da Campanha “2016 – O Ano do Papagaio”. Os visitantes também poderão refletir sobre o problema do tráfico ilegal de psitacídeos, além de acompanharem a entrega de alguns “presentes” especiais para estes papagaios.

Horários:

Papagaio-do-peito-roxo e Papagaio-chauá – 11h 

Papagaio-da-cara-roxa e Papagaio-verdadeiro – 15h 

Local: Alameda dos psitacídeos

DIAS 7 E 8 DE NOVEMBRO

Workshop de Manejo e Conservação de Psitacídeos

Encontro com renomados profissionais que atuam nas áreas de manejo, conservação e educação ambiental relacionada a espécies de psitacídeos brasileiros. Neste encontro, serão realizados palestras e minicursos com o objetivo de discutir os principais desafios encontrados por esses profissionais, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado.

Inscrições: a partir do dia 20 de outubro

DIA 3 DE NOVEMBRO

Visita noturna no zoológico de Sorocaba

Acompanhados por técnicos do zoo, os participantes aprendem aspectos da biologia de alguns animais que são especialmente adaptados para a vida de hábito noturno, bem como as principais ameaças à conservação destas espécies. Nestas edições, também é enfatizada a história do Zoo de Sorocaba e as características e curiosidades do lobo-guará.

Horário: das 20h às 22h

***Todas as vagas já foram preenchidas

Endnotes:
  1. http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/