Crianças, jovens e adultos podem participar nesta quarta-feira (dia 12) de uma programação especial no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Elaborada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo é comemorar o Dia Nacional do Lobo-Guará (12 de outubro), espécie que habita o Cerrado e ocorre na região de Sorocaba.
As atividades também integram a programação especial em razão dos 48 anos de fundação do zoo, celebrado no dia 20 de outubro. Inaugurado em 1968 e classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o parque é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies.
As crianças que forem ao zoo, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h, poderão participar gratuitamente da pintura artística da pegada do lobo-guará e de uma oficina de colorir desenhos do lobo-guará no quiosque próximo ao Museu de Zoologia. O intuito é fazer com que o público conheça um pouco mais sobre a espécie.
Também nesse dia, os visitantes terão a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado (empalhado), além de acompanhar a alimentação dos animais, às 10h, e a entrega de um bolo feito especialmente para eles com alimentos que fazem parte da sua dieta. O bolo será preparado às 16h, próximo ao recinto do animal, e algumas crianças poderão até ajudar no preparo.
Outra ação da Secretaria do Meio Ambiente será uma exposição sobre o lixo no zoo e a conservação da biodiversidade, que pode ser vista, das 9h às 17h, nas vitrines do Museu de Zoologia durante todo o mês de outubro. A ideia é sensibilizar o público sobre o problema do lixo jogado inadequadamente no zoológico e como isto prejudica os animais. Os visitantes ainda poderão conhecer um pouco mais sobre aspectos relacionados à conservação de algumas espécies de animais da fauna brasileira, entre elas, o lobo-guará.
Outra atração
Quem for ao local a partir deste dia também terá a oportunidade de ajudar na campanha de escolha dos nomes dos filhotes de anta (Tapirus terrestris) e de macaco sauá (Callicebus vieirai), que nasceram recentemente no parque. Para o filhote macho de anta, as opções são Marmelo, Gravatá ou Marolo e, para o filhote de sauá, cujo sexo ainda não foi identificado, as opções são Miriti, Tucupi ou Inajá.
A campanha de votação acontecerá pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br[1] ou em urnas localizadas na frente dos recintos das espécies até o dia 22 de outubro.
Sobre o lobo-guará
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) consta da lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e classificada na categoria vulnerável da IUCN (International Union for Conservation of Nature).
A espécie habita atualmente as áreas abertas e de Cerrado principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são principalmente os atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.
Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas pretas. Carnívoros onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser vistos aos pares somente no período reprodutivo.
Serviço:
Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”
Endereço: Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Telefone: (15) 3227.5454