Zoo tem atrações especiais em comemoração ao Ano do Papagaio

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Bruno Corrá
Foto: Bruno Corrá

Hora do Bicho, oficina de colorir e exposição fazem parte da programação deste domingo (19)

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderão conferir neste domingo (dia 19), durante todo o dia, atrações especiais para comemorar o Ano do Papagaio. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão na Alameda dos Psitacídeos.

Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades de Educação Ambiental são estratégias de sensibilizar pessoas de todas as idades a respeito do tráfico ilegal de fauna silvestre e da importância da conservação dos psitacídeos, que são as araras, os papagaios, as maritacas e as jandaias. Neste dia, em especial, a ação contará com a participação da equipe do Parque Zoológico Eugênio Walter, de Boituva (SP).

A Campanha “2016 – O Ano do Papagaio” foi criada pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB). O objetivo é mobilizar os zoológicos de todo o país a promoverem ações de Educação Ambiental que divulguem os projetos de conservação de papagaios existentes no país e que atuem contra o tráfico de animais silvestres, conscientizando seus visitantes para que não comprem papagaios ilegais.

Programação

Nesse dia, a equipe da Sema vai trabalhar especificamente com cinco espécies que habitam o zoo de Sorocaba: o papagaio-charão, o papagaio-de-cara-roxa, o papagaio-de-peito-roxo, o papagaio-chauá – que estão sob ameaça de extinção – e o papagaio-verdadeiro, que apesar de não estar ameaçado, sofre muito com o tráfico ilegal.

Uma das atividades será uma exposição de psitacídeos brasileiros e o tráfico ilegal. Outra atração será uma oficina de colorir voltada às crianças de todas as idades. Ambas as atividades ocorrerão das 9h às 17h.

A Sema também realizará a “Hora do Bicho” ao longo do dia, na qual os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies. Na ocasião, serão abordadas as características biológicas desses animais, assim como sua alimentação e comportamento tanto em vida livre quanto em cativeiro. Às 10h30, será a vez do papagaio-de-cara-roxa. Em seguida, às 11h30, o público poderá conhecer mais sobre o papagaio-chauá. Às 14h, será o papagaio-de-peito-roxo e, às 15h, a atividade acontecerá com o papagaio-verdadeiro.

Pessoas de todas as idades também podem participar da Campanha Sou Zoo de Sorocaba. Basta tirar uma foto em frente ao recinto de um dos psitacídeos (papagaios, araras, maritacas, jandaias) e postar na rede social Facebook com a #souzoodesorocaba. Ao final do mês serão selecionadas as melhores fotos, para exibição no mês seguinte em televisão na vitrine do Museu de Zoologia.

O “Quinzinho de Barros” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações: (15) 3227.5454.

Tags:,