Quem visitar o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, nesta sexta-feira (2), entre 9h e 12h, poderá conferir uma programação especial para celebrar o Dia do Mico-leão-dourado que é celebrado no dia 2 de agosto. Os visitantes serão convidados a participar da atividade “Pague um mico pelo mico”, em prol da conservação do primata.
A programação será realizada pela equipe de educação ambiental, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). “Além de comemorar a data, o nosso objetivo é aproveitar este momento e falar da história de conservação da espécie”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.
Os micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia), só existem no sudeste do Brasil, mais especificamente na Floresta Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e estão ameaçados de extinção. Há cerca de 40 anos, sua espécie chegou perto de desaparecer para sempre, pois só existiam uns 200 exemplares na natureza.
Diversas pessoas e entidades se mobilizaram e, graças a um grande programa de conservação da espécie, atualmente, existem cerca de 3.700 micos na natureza. Zoológicos de todo o mundo tiveram um importante papel neste programa de conservação, pois, se não fosse à reprodução dos micos nestas instituições, é bem possível que a espécie estivesse extinta.
O Zoo de Sorocaba é referência em educação ambiental e está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454
Muito Mais por Sorocaba!