Zoológico, parques e museu são opções de lazer no feriado de carnaval
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Exposição, lazer, cultura são possibilidades para quem vai ficar na cidade e quer aproveitar o feriado de carnaval com a família.
Quem vai ficar pela cidade e, ainda, não sabe o que fazer no feriado prolongado de carnaval, pode encontrar nos parques de Sorocaba uma boa opção de lazer, entretenimento e descanso. Nos próximos dias, unidades como o Zoológico “Quinzinho de Barros”, o Jardim Botânico, Parque dos Espanhóis e Parque Chico Mendes ficarão abertos à visitação.
Esses são espaços que possibilitam aos visitantes aproveitar da natureza para a leitura de um livro, uma conversa entre amigos, um piquenique, uma boa caminhada ou até mesmo uma contemplação. Exceto pelo zoológico, que cobra ingresso, os demais parques têm entrada gratuita.
E para quem gosta de exposição, o Museu Histórico Sorocabano (MHS), anexo ao “Quinzinho de Barros” é outra possibilidade de distração. O local, desde o final de janeiro, abriga a exposição “A História nas Faces da Moeda – A Coleção Numismática do Museu Histórico Sorocabano”. Ocupando duas salas do casarão histórico e organizada de forma cronológica, a mostra possui em torno de 70 peças, com moedas desde a época do Brasil Império, como Réis, Cruzeiro, Cruzado e Cruzados Novos, exemplares de edições comemorativas, além de algumas cédulas e até moedas de outros países.
A mostra temporária poderá ser conferida até o mês de maio, gratuitamente, de terça a domingo, das 9h às 16h30. Para entrar no museu é necessário pagar a entrada do zoo.
É de madeira
Mas, se a ideia é visitar o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, outra exposição aberta ao público é “Madeira, do início ao fim…”. Instalada no Palacete de Cristal, a mostra traz diversos objetos, desde tronco de madeira até obras de arte, com a pretensão de alertar para o uso da madeira no dia a dia, propondo uma reflexão também sobre o consumo consciente deste material.
Além de apresentar a madeira e suas características, a exposição aborda o seu uso no dia a dia. O visitante também conhecerá os caminhos para se adquirir este material, colaborando com a conservação das florestas, já que muitas vezes a madeira é explorada de maneira inadequada no Brasil, ocasionando enormes prejuízos ao meio ambiente.
A exposição “Madeira, do início ao fim…” abriga inúmeros itens de madeira, desde utensílios de cozinha, móveis, objetos antigos, miniaturas de cozinha caipira, jangada, canoa, até imagens de santos. Entre os objetos curiosos, estão um tear manual de mais de 300 anos, proveniente do município de Carmo do Rio Claro (MG); um fonógrafo da marca Brunswick, de 1929, proveniente dos Estados Unidos, e um órgão com rolo perfurado de música, da década de 70, proveniente da Inglaterra. O visitante também poderá ver instrumentos musicais, como alfaia, atabaque e violão; imagens religiosas, como Divino Espírito Santo, Santo Antônio e São Francisco de Assis; objetos de trabalho, como plaina de marceneiro, forma para confecção de sapatos e de chapéu; brinquedos, como estilingues, carros e piões; e utensílios de cozinha, como suporte para coador de café, gamela, colher de pau e pilão, entre outros.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a mostra poderá ser conferida até o dia 14 de fevereiro. O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações e estará aberto todos os dias deste feriado, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.9996.
Tags:Cultura, meioambiente, MHS, Parques Municipais, Zoológico