Zoonoses recolhe mais de 11t de criadouros na Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses, recolheu 11.850 kg de criadouros entre os dias 2 e 7 dezembro, durante a Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes. Ao de correr dessas ações, também foram visitadas 8.846 casas e uma exposição organizada com minicriadouros do mosquito Aedes aegypti.

Segundo a Zoonoses, as atividades de prevenção e controle das arboviroses são realizadas durante o ano todo. “Durante essa semana realizamos trabalhos de intensificação de remoção de criadouros e orientação da população com as atividades de arrastão, visitas casa a casa e bloqueios de casos positivos e suspeitos de arboviroses nos bairros Parque São Bento; Barcelona; Paineiras; Mangal; Terras de Arieta; Jardim Califórnia; Vila Fiori, Guaíba, Sol Nascente e Jardim Astro”, explicou a supervisora da Zoonoses, Juliana Mome.

Até o momento, Sorocaba registrou 1.067 casos confirmados de dengue (907 autóctones, 108 importados e 52 indeterminados), 92 de chikungunya (81 autóctones, cinco importados e seis indeterminados) e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado. Foi confirmada uma morte por dengue, ocorrida em junho, sendo a paciente do sexo feminino de 54 anos, sem doenças crônicas.

Tags: